UNESCO reconhece a falcoaria como patrimônio da humanidade


"Falcoaria é uma herança viva da humanidade”



Hoje, em Nairóbi, no Quênia, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial adicionou Falcoaria, um método tradicional de caça, em sua Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Desde antes do tempo das pirâmides, mais de 4000 anos, a falcoaria como um método de caça manteve uma discussão ininterrupta de tradição. Pais foram passando as habilidades para seus filhos, para cerca de 200 gerações formando uma corrente de patrimônio imaterial, trazendo essa arte para nós, do século 21.
o estilo de vida moderno de hoje e a rápida urbanização restringiram as oportunidades para a prática da falcoaria. Isso tem levado a uma diminuição perigosa em vários países. A migração do campo para as cidades é uma grande ameaça para as tradições de base rural e Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO visa garantir que os governos signatários protejam as tradições, tais como: habilidades tradicionais, o conhecimento e os rituais, artesanato, música, dança, arte e poesia e práticas relacionados à natureza. "Falcoaria tradicional é excepcional na medida em que preenche todas essas tradiçoes” ", disse Frank Bond, presidente da Associação Internacional de Falcoaria.
Esta é a maior indicação da história da Convenção da UNESCO e foi apresentada por onze países: Bélgica, Síria, República Checa, França, Coréia, Mongólia, Marrocos, Qatar, Arábia Saudita, Espanha e Emirados Árabes Unidos. A Autoridade de Abu Dhabi para a Cultura e Património assumiu a liderança na coordenação desta grande apresentação aos funcionários da UNESCO e escreveu durante o processo de inscrição que "... este é um excelente exemplo de cooperação entre as nações".

Desde os seus primórdios a falcoaria esta no Oriente Médio é e hoje praticada em todos os continentes e tem dado muito ao mundo. Bond observou, "Há milhares de palavras de falcoaria em linguagem comum, a muitos idiomas. Por exemplo: " cavalheiro "e o termo é derivado do universal vernáculo falcoeiro implicando um homem que podia voar um peregrino do sexo feminino, o" falcão gentil ';os falcoeiros deram ao mundo o primeiro livro científico sobre a natureza:“Avibus Cum Venandi”; guerras foram evitadas e terminadas por presentes diplomáticos com falcões ". Mme. Veronique Blontrock da Bélgica observou que: "Na Bélgica, as crianças de hoje usam um livro sobre a falcoaria para aprender a ler Flamengo". Dr. Bohumil Straka da República Checa, afirmou: "Os vôos dos grandes aeroportos estão protegidos por falcoeiros para evitar colisões com pássaros e salvar vidas humanas.
A apresentação da UNESCO afirmou: "A falcoaria é uma das mais antigas relações entre homem e pássaro, datando de mais de 4000 anos. Falcoaria é uma atividade tradicional com aves de rapina treinadas para caça em seu estado natural. É uma atividade natural, pois o falcão e sua presa evoluíram juntas durante milhões de anos, a sua interação é um drama antigo O falcão é adaptado para caçar a presa, e presa desenvolveu muitas maneiras de escapar do falcão. Isso leva a uma fascinante visao .. sobre a magnitude da natureza e representa um desafio intelectual para o falcoeiro em sua compreensão do comportamento. Sua tarefa é trazer os atores juntos no palco da natureza. Para fazer isso o falcoeiro deve desenvolver uma relação forte e sinergica com seu pássaro. "
Falcoaria é considerada uma atividade de baixo impacto; os falcoeiros entendem que seus falcões e demais aves de rapinas devem ser preservados e tem praticado um "uso sustentável", durante séculos. Sua Alteza, o sultão bin Zayed Al Nahyan disse: "Não é o que você pega que é o importante, é o que você deixa para trás". Professor Tom Cade do Fundo Peregrino ressaltou: "Falcoeiros têm sido fundamentais para a recuperação mundial do falcão peregrino ameaçados de extinção e estão envolvidos em muitos projetos de conservação ."
Falcoeiros compartilham de princípios universais. Os métodos de treinamento e carinho para as aves, os equipamentos utilizados e a ligação entre o homem e os pássaros são encontrados em todo o mundo. São estas tradições e conhecimentos comuns compartilhados que fazem a falcoaria universal e a mantem viva, embora estas tradições posam divergir de país para país. "Esse reconhecimento pela UNESCO, e uma grande contribuição para a preservação do nosso modo de vida tradicional",
No século 13 Marco Polo contou um conjunto de 10.000 falcoeiros na corte de Khublai Khan (neto de Gengis). Para comemorar essa conquista excepcional 10.000 falcoeiros de todo o mundo são esperados para reunir novamente, desta vez em Abu Dhabi, em dezembro de 2011. Veja www.falconryfestival.com

Um comentário: